Jornal Correio Popular Notícia

SECA
Caerd monta força-tarefa para atender moradores de Espigão Oeste

Data da notícia: 2023-11-01 09:43:27
Foto: Newton Sérgio/Secom
A companhia canalizou água de uma represa próxima para o rio Palmeiras para abastecer as residências

Por causa da seca do rio Palmeiras, principal fonte que abastece a população do município de Espigão do Oeste, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) mobilizou uma equipe para avaliar a situação do manancial e criar estratégias para minimizar os impactos da escassez hídrica. O fenômeno ocorreu devido às mudanças climáticas associadas ao El Niño. Com o apoio de um empresário local, que disponibilizou água da represa da fazenda dele, a Caerd instalou uma rede da barragem ao rio Palmeiras. Foram 500 metros de tubulação para garantir que a água chegasse à Estação de Tratamento de Água (ETA) do município para que, a partir dali, fosse distribuída à população.

Segundo o diretor técnico operacional da Caerd, Lauro Fernandes, mesmo durante os dias mais críticos, o sistema de distribuição funcionou com capacidade reduzida até que uma solução fosse encontrada. “Caminhões-pipa da companhia foram enviados imediatamente para atender às famílias afetadas”, afirmou. A força-tarefa envolveu caminhões-pipa da estatal, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) e das prefeituras de Espigão do Oeste e Pimenta Bueno na distribuição porta a porta, especialmente nas áreas mais elevadas da cidade, onde a água não chegava aos reservatórios.

O presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, explicou que, com os reservatórios da companhia cheios, no domingo (29), e a rede 100% pressurizada, as comportas da represa foram fechadas para evitar transbordamentos. “No entanto, o momento é de alerta e a colaboração da população é essencial para economizar água, uma vez que os órgãos de monitoramento climático preveem que a seca histórica continuará até o fim de novembro. Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), são realizados estudos para avaliar o impacto do transbordo de mananciais que possam ajudar a suprir a região durante esse período”, acrescentou.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.